“Como reconhecer os sinais de vida e de bondade?”
Muitas vezes ouvimos frases pessimistas que dizem: “Ah, o mundo está perdido”, “As pessoas não tem mais amor aos outros”, “A humanidade está fadada ao fracasso”; Diante destas e de muitas outras que ouvimos ou até mesmo falamos podemos nos questionar: “O que nós, como cidadãos de bem estamos fazendo para que a sociedade seja melhor?”.
Não podemos mudar o mundo, logicamente, mas a mudança pode começar pela nossa mentalidade, nos gestos simples do dia a dia. Graças ao Bom Deus, como diz um determinado comercial de TV, “Os bons são maioria”, ou seja, a sociedade não está perdida, como ouvimos falar. E nós somos responsáveis por essa sociedade. Temos que fazer valer a nossa “breve passagem” por esta terra e deixar marcas positivas que se eternizem no espaço e no tempo.
O ser humano sente a necessidade de fazer o bem. A bondade humana é fruto do amor, quando deixamos de praticar a bondade vamos perdendo a essência do amor que está em nós e nos afastando de Deus e das pessoas que convivem conosco. A sociedade terá maiores sinais de vida quando aprendermos a dinâmica do “fazer aos outros aquilo que eu gostaria que fosse feito a nós”. Ah, velha utopia, que jamais morrerá, pois os sonhos bons são regidos por sentimentos e atitudes de esperança de uma sociedade que quer justiça, amor, paz e bem.
Enfim, nossa vida fica mais bonita quando olhamos à nossa volta parta percebermos as situações de injustiça; quando colocamos o coração em Deus, pensamos no bem que podemos fazer e com as nossas mãos lutarmos por um mundo melhor e mais digno para todos. Razão, Coração e Ação integrados colaboram para termos uma vida feliz, realizada e irradiante de alegria e paz.
Bom, vou ficando por aqui. Que a paz esteja no coração de todos vocês. Deus ao abençoe e proteja sempre!
Luiz Fernando Miguel
Jornal “Dinoite” Online – Setembro 2011