Queridos amigos e amigas, nossa região está tomada pela violência, pela FALTA DE PAZ, o que está acontecendo? Os acontecimentos violentos dos últimos dias em nossa região me levaram a pensar em qual sentido estamos dando para a paz. Não podemos ser adeptos e muito menos propagadores da cultura da violência e do ódio. Diante disso parei e escrevi este MANIFESTO. Pense comigo, somos agentes da paz! BOA LEITURA!
MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA
Foto: Arquivo pessoal |
PAREM DE “BRINCAR” COM A VIDA HUMANA. Não se trata de uma simples questão de ideologia ou apenas uma questão religiosa; muito mais que isso: trata-se de uma questão ética e de BOM SENSO. A vida está banalizada e a morte está popularizada. Todos os dias, recebemos “goela a baixo” imagens, vídeos, cenas horripilantes de violência e de ódio. Basta! Não mais! Ninguém é obrigado a contemplar o sofrimento do outro, mais ainda: compartilhar a violência é tão parecido com mostrar ao outro que somos partidários dela. Quem compartilha a violência é também violento, pois propaga uma cultura de ódio e terror na sociedade.
PAREM DE ATENTAR CONTRA A FAMÍLIA.Nossas casas são infiltradas todos os dias por uma violência sem fim. As crianças são ensinadas na arte de serem violentas desde cedo, seja nos desenhos animados, ou mesmo na vivência do cotidiano, presenciando cenas e discursos de violência que muitas vezes – infelizmente – partem dos próprios pais, irmãos, tios e etc… o sentimento de ódio e vingança está tão presente dentro de nossos lares quanto a alegria de viver e o sentimento de paz. Mas, uma pergunta cabe: qual sociedade nós queremos para nossos filhos? Bom, a resposta é simples, se queremos uma sociedade de paz, de harmonia e felicidade devemos ensinar isso desde cedo às crianças, o exemplo e a vontade de fazer diferente começa dentro de casa, daqueles que querem um mundo bom para aqueles que amam.
PAREM DE ODIAR. Sabemos o quanto é difícil para nós querermos o bem daqueles que só querem o nosso mal. Pois é, aí se encontra o diferencial, a corrente do bem começa quando queremos, desejamos e fazemos o bem a todos, sem olhar sua identidade, suas origens. O bem deveria ser a virtude mais democratizada, isto é, deveria estar presente em todos os sentimentos e atitudes. John Lennon cantou esta “utopia”: “Imagine all the people living life in peace” (IMAGINE TODAS AS PESSOAS VIVENDO A VIDA EM PAZ). Que grande sonho! Mas podemos torna-lo realidade. Imagine uma sociedade sem violência, sem destruição das famílias, sem degradação da pessoa humana? É possível! Comecemos HOJE!
Uma sociedade nova começa com a novidade dos nossos olhares, das nossas atitudes. Comecemos HOJE. A tarefa é de cada um de nós; criar uma cultura da paz é obrigação de cada ser humano. Vamos fazer valer os princípios do AMOR, da UNIÃO, da PAZ, da FELICIDADE. Eu quero paz na sociedade? E você? O que você quer? Lute por aquilo que você quer! Lute pela PAZ!
LUIZ FERNANDO MIGUEL