Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018: SUPERAR A VIOLÊNCIA E PROMOVER A CULTURA DA PAZ!

Caros leitores do BLOG “Ei, Pense Comigo!”, como todos sabemos, a Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja no Brasil, durante o período da Quaresma, desde o ano de 1964 e um dos seus grandes objetivos é justamente colaborar com uma vivência mais concreta da “tríade quaresmal”: Jejum, Oração e Caridade.

001Antes de mais nada, a Campanha é um momento forte de evangelização e oração, por isso mesmo o texto-base (documento que fundamenta a CF) é escrito em sintonia com a Palavra de Deus, a orientação dos Bispos e do Magistério, tendo forte presença da palavra dos Papas e suas mensagens.
Ela é situada no campo do anúncio da Palavra, ou seja, parte da evangelização nos momentos comunitários, círculos bíblicos, catequese, grupos de reflexão e da pastoral presentes na paróquia e nas nossas comunidades. Sendo assim, a Campanha não tem seu primeiro lugar na Liturgia, mas sim nos momentos de celebração comunitários, pastorais e populares. Muito se fala que a Campanha da Fraternidade não condiz com o espírito quaresmal, PELO CONTRÁRIO: imbuída do espírito reflexivo e vivencial da quaresma, ela nos leva a práticas concretas da nossa fé, em comunidade e na sociedade, como nos pede a Igreja. A CF acontece “em saída”.
“Fraternidade e superação da violência” é o tema escolhido para a reflexão e ações da Campanha da Fraternidade 2018. Sob este olhar, a Campanha nos convida a pensarmos nas mais distintas situações de violência que estão presentes desde as nossas famílias, escolas, ambientes de convivência e relacionamentos sociais. A principal questão a ser discutida não é a violência em si, mas sim a proposição de formas para a superação da mesma. Não queremos exaltar a violência, mas sim a PAZ.
O lema, inspirado no Evangelho de Mateus (23, 8), nos convoca a uma verdadeira vivência fraterna, irmandade esta conduzida pelo Espírito Santo, conquistada pelas nossas pequenas ações cotidianas, em uma encarnação da Palavra de Deus na nossa vida e na nossa história: “Vós sois todos irmãos!”, é a exclamação de Jesus a cada um de nós!
Também o Papa Francisco nos adverte na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2018: “Precisamos lançar, também sobre a cidade onde vivemos, este olhar contemplativo, ‘isto é, um olhar de fé que descubra Deus que habita nas suas casas, nas suas ruas, nas suas praças (…), promovendo a solidariedade, a fraternidade, o desejo de bem, de verdade, de justiça’, por outras palavras, realizando a promessa da paz.”

003 obj geral.jpgO objetivo geral que conduz a Campanha da Fraternidade 2018 é: “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Com este objetivo queremos levar as comunidades a refletirem e repercutirem suas ações na sociedade, espalhando a cultura da paz, como melhor remédio para a violência.
Sabemos que muitos – até mesmo dentro da Igreja – veem a repressão e a violência como meio de combater as injustiças, corrupções e desmandos que acontecem na sociedade. Porém, sabemos que cada gesto de violência só é gerador dele mesmo, ou seja, não promove paz, concórdia, mas somente aumenta o ciclo de dor e sofrimento presente em tantas famílias e grupos.
Em síntese, a Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para vivermos a cultura da Paz, em meio a uma onda crescente de ódio, violência e intolerância somos chamados a ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Em cada local, desde a nossa casa até o nosso trabalho, desde as escolas/universidades até o nosso grupo de amigos, somos convocados a ser presença de paz, promotores da paz e transformadores da realidade.
São tantos os exemplos de pessoas, santos (canonizados ou não) que nos mostram que a santidade também consiste em espalhar a paz: o próprio Frei Galvão, nosso conterrâneo, soube ser essa presença que iluminava e transformava a todos. Madre Teresa de Calcutá, sua ação e modo de ser dispensam palavras, não é mesmo?! O nosso Papa Francisco: o que falar de alguém que realmente transmite paz em cada gesto? Quem sabe aí na sua Paróquia, na sua comunidade ou mesmo na sua casa tenha alguém que seja esse exemplo de promoção da cultura da paz? Sigamos os bons exemplos que nos inspiram e nos ajudam a reconhecer que a paz é possível e está ao nosso alcance.
Confiemos! Deus está conosco e a nossa Mãe Maria Santíssima nos ajuda e nos auxilia sempre!

Luiz Fernando Miguel e Débora Silva de Castro Miguel
Coordenadores da Campanha da Fraternidade
Arquidiocese de Aparecida

Posts relacionados