A sociedade atual e o Sentido da Vida
Vivemos em um contexto plural, isto é, a humanidade nunca passou por uma fase na qual tivesse tantas opções e escolhas a fazer. Notamos isso principalmente pela diversidade cultural, social e religiosa. Saímos de um período denominado religiosa e historicamente de “cristandade”, período este em que a Igreja Católica tinha autonomia sobre a sociedade, a cultura e o modo de pensar da sociedade. Hoje, mais do que nunca somos convidados a rever nossos conceitos, diante de uma “sociedade descartável” e que visa o lucro acima de tudo… Não falamos contra o capitalismo, apenas lembramos que qualquer fundamentalismo, seja ele religioso, econômico ou social, é prejudicial às pessoas, pois afeta sua mentalidade e não a deixa ver nada além do “seu mundinho”.
![]() |
Arquivo pessoal |
Os meios de comunicação acabam por influenciar os estilos de vida e até mesmo a mentalidade e identidade das pessoas. Diante deste contexto vale a pena nos questionarmos: Qual é o sentido da vida? E nós jovens estamos dando sentido à nossas vidas? Será que não vivemos procurando uma vida puramente hedonista, de busca por prazeres passageiros?
Ai de nós se nos apegarmos a uma visão dogmática das coisas e da sociedade! Temos que ser pessoas abertas ao novo, às mudanças. O verdadeiro sentido de nossa vida está em valorizarmos o que os outros têm de bom e aprendermos que todos erram, todos são seres humanos e limitados; se todos pensassem assim, não precisaríamos de tantos Direitos Humanos… É, podemos afirmar juntamente com uma sábia frase que “não precisamos de mais Direitos Humanos, mas sim de Humanos Direitos”.
Somos chamados a amar desinteressadamente, essa atitude pode e vai dar um enorme sentido à nossas vidas, pois esse amor verdadeiro e incondicional cria em nós a consciência de que todas as pessoas têm dignidade e merecem respeito.
Bom meus amigos, vou ficando por aqui. Até a próxima. Que Deus os abençoe hoje e sempre!
Obs: Este artigo foi escrito por mim para Edição Online do Jornal “Dinoite”, de Aparecida-SP, no mês de Agosto-2010.