Liturgia do dia:
Primeira Leitura: Is 2,1-5
Responsório: Sl 121
Segunda Leitura: Rm 13,11-14a
Evangelho: Mt 24,37-44
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37 “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38 Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41 Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42 Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43 Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
Refletindo a Palavra
Feliz ano novo! É isso mesmo, iniciamos um novo ano na Igreja. Com a celebração do 1º Domingo do Advento começamos um novo ano litúrgico e com ele novas expectativas e novos sonhos. A Palavra de Deus nos apresenta uma realidade interessante e instigante: ela nos convoca a FICAR ATENTOS! Um fato que nos toca, pois não sabemos o dia nem a hora em que virá o Senhor. Esse é o sentido de iniciarmos uma nova caminhada, tendo atenção aos nossos atos, sabendo que toda e qualquer atitude é importante e que estamos preparando a nossa vida futura aqui e agora. Nos versículos 40 e 41 da passagem do Evangelho de hoje lemos o seguinte: “Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.” O Evangelista nos faz aqui como que um alerta para a maneira como estamos levando nossas vidas, designando que o juízo final não será algo extraordinário ou um evento grandioso – no sentido de ser espetacular ou um grande “show”- mas acontecerá tão somente no ordinário, no cotidiano, na lida do dia a dia, no trabalho, no estudo e no lazer.
A figura utilizada é simples e objetiva ao nos dizer sobre esta realidade da vida: se soubéssemos a hora em que viria o ladrão deixaríamos nossas casa bem trancadas ou, nos dias de hoje, já esperaríamos o mesmo com a Polícia pronta para prendê-lo.
A melhor maneira de vivermos nossa vida é justamente com o pensamento de que o Senhor virá – não sabemos quando, mas virá! Pode ser hoje, em 2023 ou no ano 3.000. Mas a certeza que temos que é este dia chegará e a Palavra nos dá a “fórmula correta”, para não errarmos. E você que me lê sabe que por desconhecimento não podemos errar, pois estamos ouvindo o Senhor nos falar, nos guiar e orientar. Temos que ter ciência desta grande responsabilidade. Conhecer a Palavra de Deus é uma grande responsabilidade. Lembrando sempre que a quem muito é dado, muito será exigido. E este “muito” pode ser a própria Palavra, vivida com a certeza de que a Salvação é garantida para aqueles que seguem este caminho: preparação, cuidado, humildade, perdão e caridade.
Que vivamos a Palavra de Deus com a certeza de que Ele nos ama e quer a nossa felicidade!
Rezemos: Hoje começa o Advento, tempo favorável para preparar a vinda de Jesus. «Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.» (Mt 24, 42). Hoje vou estar atento e vigiar, para que consiga reconhecer a presença do Senhor na minha vida através de cada pequeno episódio, encontro, trabalho. Ofereço as obras deste meu dia, em união com toda a Rede Mundial de Oração do Papa, pelas crianças mais pobres, abandonadas e vítimas dos males do mundo. (ClickToPray)
Luiz Fernando Miguel – INSTAGRAM | FACEBOOK
Graduado em Filosofia (Unisal) e Jornalismo (Unifatea)
Estudante de Teologia (UCDB)
Especialista em Gestão de Marketing (Cândido Mendes) e Educomunicação (Unifatea)
Agente de Pastoral, Ministro da Palavra e da Eucaristia
Atuante em Pastorais e Movimentos na Arquidiocese de Aparecida