Reflexão do Evangelho – 3º Domingo da Quaresma

Confira a reflexão do Evangelho do 3º Domingo da Quaresma, que se encontra em Lucas 13, 1-9.

OUVINDO E LENDO A PALAVRA

+ Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

13 1 Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 2 Jesus toma a palavra e lhes pergunta: “Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo? 3 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. 4 Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém? 5 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”. 6 Disse-lhes também esta comparação: “Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou”. 7 Disse ao viticultor: ‘Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?’ 8 Mas o viticultor respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. 9 Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás’”.

REFLEXÃO – A PALAVRA NOS CONDUZ

Na passagem do Evangelho deste domingo nos deparamos com uma cena interessante: Jesus recebe de outras pessoas algumas notícias trágicas – tipo aquelas que são mostradas em programas sensacionalistas –  e apresenta para aqueles que O escutam uma comparação entre alguns galileus do seu tempo, condenados à morte por Pilatos no exercício de sua fé – citados nas tais notícias -, além de apresentar também a eles o episódio do acidente com a Torre de Siloé.

No caminho da vida há acontecimentos trágicos. Estes não significam que as vítimas são mais pecadoras do que os outros. Uma coisa não tem relação com a outra. Por exemplo, podemos pensar no caso que aconteceu recentemente em Suzano/SP: que culpa ou crime cometeram aqueles que morreram? Nenhum! Foram mortos pela impiedade e insanidade de outros, vítimas da loucura. Rezemos por eles e por suas famílias!

Jesus também conta a eles a Parábola da figueira estéril. Ela salienta a misericórdia de Deus, apresentada por Jesus como a possibilidade de “mais uma chance”, ou seja, Deus nos dá a oportunidade de retomarmos a nossa caminhada.

O que é a Quaresma? Ela é este tempo bendito e propício para voltarmos o nosso coração ao Senhor. Ela deve ser o kairós – tempo da graça de Deus – na vida de cada um de nós. Momento em que silenciamos os sinos, para deixar falar alto os corações. Não cantamos o Glória, para preparar o nosso coração para a “glória maior”, isto é, a Vitória da vida sobre a Morte.

Quaresma é tempo de mudar de rota, de fazer escolhas diferentes. Você já parou pra pensar que neste tempo Deus pode estar te chamando a uma mudança maior? Conversão é justamente isso, alterar o percurso, perceber que o lugar por onde estamos andando pode não ser assim tão bom, e que algo melhor pode estar nos esperando.

Que tal aproveitar este tempo para refletir sobre as nossas vidas? Fica o meu convite a você. Que saibamos aproveitar as oportunidades que o Senhor nos concede!

Somos bombardeados todos os dias com notícias ruins, tragédias, violências, corrupção… Isso nos propicia o risco de uma vida estéril, que não produza fruto algum para si, nem para os outros… O Evangelho deste domingo nos propõe justamente o contrário disso: que a nossa vida seja um testemunho frutuoso do encontro com Jesus Cristo, um encontro tão belo e feliz, que nos leve a querer “amar com Ele amou, sonhar como Ele sonhou, viver como Ele viveu…”

Rezemos com a Palavra…

ORAÇÃO – A PALAVRA NOS INSPIRA

Senhor, fazei-me aproveitar cada oportunidade de transformação. Sei que sou fraco e falho, às vezes corro o risco de não perceber as possibilidades que o Senhor nos concede. Ajuda-me, Vos peço!

Que esta Quaresma produza verdadeiros frutos em minha vida. Que não seja “mais uma quaresma”, mas sim um tempo de transformação. Eu não quero ser uma “figueira estéril”, quero que a minha vida seja um testemunho vivo da Vossa Palavra.

Obrigado, Senhor, pela graça de poder acreditar… Há tanta gente pelo mundo que não tem em “quem” ou “onde” depositar suas esperanças. Sinto que ainda posso amar mais, acreditar mais e servir mais ao Senhor. Ajudai-me!

Agradeço, Senhor, pela oportunidade de vivenciar esta Quaresma, tempo de reflexão e oração. Amém!

GESTO CONCRETO

Nesta semana perceba algum sentimento e/ou atitude que atrapalha o seu relacionamento com os outros. Pode ser alguma mania, algum vício, enfim, algo que pode tornar sua vida estéril, que não deixem você produzir frutos verdadeiros. Lute para mudar esse sentimento/atitude.

Que Deus abençoe você e sua família!

Luiz Fernando Miguel

Curta minha página no Facebook: AQUI

Inscreva-se no meu canal no Youtube: AQUI

loader-image
Guaratinguetá, BR
12:02 am, dez 23, 2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 97 %
Pressure 1014 mb
Wind 1 mph
Wind Gust Wind Gust: 1 mph
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 5:14 am
Sunset Sunset: 6:46 pm

Mais destaques

Posts relacionados