Confira a reflexão do Evangelho do 4º Domingo da Páscoa, que se encontra em João 10, 27-30.
OUVINDO E LENDO A PALAVRA
27 Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.30 Eu e o Pai somos um”. – Palavra da Salvação!
Vamos refletir a Palavra…
REFLEXÃO – A PALAVRA NOS CONDUZ
O Evangelho deste 4º Domingo da Páscoa nos apresenta uma figura de Jesus que é muito peculiar e, ao mesmo tempo, muito próxima: o Bom Pastor. É interessante salientar que Jesus se apresenta como um verdadeiro pastor que cuida, alimenta e protege a cada uma de suas Ovelhas.
O “ser Pastor” é algo conhecido nas escrituras, pois boa parte dos anciões, patriarcas e profetas ou foram envolvidos diretamente com esta atividade, ou ao menos participaram, neste contexto, da atividade do pastoreio. Podemos citar, por exemplo, Moisés e Davi, que antes de assumirem suas missões libertadoras e proféticas, exerceram a função de pastores.
O pastorear de Jesus dá um novo sentido a essa atividade, porque o Mestre quer utilizar das coisas simples para tocar o coração das pessoas. Jesus não quis propor uma teologia profunda, repleta de elementos simbólicos e ritualísticos. Pelo contrário, seu jeito de falar do reino aproxima as pessoas, faz o povo compreender que Deus “é” com eles e que tudo o que é preciso fazer para se aproximar desse Deus é abrir o coração e se entregar ao Seu projeto de amor e salvação.
E você, meu amigo e minha amiga, você aproxima as pessoas de Deus? Ou cria empecilhos e novas regras para que o Evangelho seja apenas exclusividade de um pequeno grupo?
Temos que tomar o cuidado de não sermos divisores. O pastor congrega, reúne. O divisor dispersa, divide, ataca. O Pastor sabemos que é Jesus. O divisor é o diabo (diabolus, divisor). E você, que papel tem assumido na Igreja, na sociedade, na sua famíla? De Pastor ou de divisor?
Jesus também nos diz no Evangelho de hoje que “ninguém nos roubará de suas mãos”. O grande problema é que muitos de nós escapamos por conta própria. Muitas vezes somos ovelhas agitadas, queremos fugir do rebanho do Bom Pastor. Trocamos a água fresca e a calmaria do rebanho de Jesus, pela agitação e inquietude do rebanho do inimigo. Cuidado: ninguém pode nos roubar das mãos do pastor que é Cristo, mas muitos de nós podemos fugir deste rebanho. E o pior: por vontade própria.
Rezemos com a Palavra…
ORAÇÃO – A PALAVRA NOS INSPIRA
Senhor Jesus, eu creio, mas aumentai a minha fé. Quero ser uma boa ovelha, correspondendo ao projeto de vida e amor que o Senhor tem para mim. A tentação de não ser como o Senhor pede é muito grande, mas com a Vossa graça conseguirei ir mais longe. Obrigado, Senhor, pelo grande dom que nos destes na Palavra e na Eucaristia. Que eu saiba aproveitar estes meios para me aproximar mais do Senhor. Amém!
Vamos colocar a Palavra em prática?
GESTO CONCRETO
Neste domingo celebramos também o dia das mães, data muito especial para nós. Que aproveitemos essa semana para rezamos, pelo menos uma vez, com as nossas mamães? Aqueles que já têm as mamães junto de Deus rezam COM elas em sintonia de coração.
Que Deus abençoe você e sua família!
Luiz Fernando Miguel
Curta minha página no Facebook: AQUI
Inscreva-se no meu canal no Youtube: AQUI