Primeira Leitura: Sf 2, 3; 3, 12-13 | Responsório: Sl 145 | Segunda Leitura: 1Cor 1, 26-31 | Evangelho: Mt 5, 1-12a
Naquele tempo, 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Vamos refletir juntos o Evangelho deste domingo!
Já no início do ano nos deparamos com esta cena interessante e ao mesmo tempo instigante: Jesus subindo um monte, sentando-se e ensinando uma série de lições que seriam a sua “marca registrada” ou o que podemos dizer ser o slogan verdadeiro de todo aquele que se diz seguidor de Cristo.
As bem-aventuranças, que lemos no início do texto apresentado, são um verdadeiro programa de vida e santidade. Quer ser santo? Siga as bem-aventuranças. Quer se aproximar de Jesus? Siga as bem-aventuranças. Quer ser uma pessoa melhor para você mesmo e para os outros? Siga as bem-aventuranças.
Diferente do que a lógica do mundo nos apresenta, as características apresentadas por Jesus parecem contrapor o pensamento dito como “normal”, pois aos olhos daqueles que não compreendem seu projeto de salvação, parece ser loucura viver e praticar tais ações. Parece. Mas, para o discípulo-missionário, que deseja se configurar cada vez mais ao Cristo Bom Pastor, tais ações são essenciais.
Moisés sobe o monte e traz para o povo a Lei. Jesus também sobe o monte e ensina uma nova lei, não para abolir a primeira, mas para dar cumprimento prático aos mandamentos propostos pela lei mosaica. As bem-aventuranças, assim podemos dizer, também são uma bela oração brotada do coração de Jesus. É o verdadeiro caminho que deve ser trilhado por cada cristão.
Em cada ação que realizamos em nosso cotidiano devemos nos perguntar: nisso que estou realizando enxergo uma bem-aventurança? Consigo compreender e enxergar os verdadeiros sinais do Reino de Deus em minhas ações? O Reino não é para amanhã. Ele é para agora e acontece entre nós!
Que sigamos estes “mandamentos” de santificação propostos por Jesus.
Rezemos: «Deus escolheu os fracos aos olhos do mundo para confundir os fortes» (1 Cor 1, 26-31). Neste domingo, que é também o Dia Mundial da Lepra, eu penso nas pessoas mais vulneráveis do nosso mundo. Com isto em mente, junto-me ao pedido do Papa Francisco de rezar este mês pelos educadores, para que ensinem a fraternidade e ajudem em particular os jovens mais vulneráveis.
Deus te abençoe hoje e sempre!
Paz e Bem!
Luiz Fernando Miguel
Siga meu Instagram: http://www.instagram.com/luizfernandomiguell