Reflexão do Evangelho: Solenidade da Epifania do Senhor – 08/01/2023

Liturgia do dia: Primeira Leitura: Is 60,1-6 | Responsório: Sl 71 | Segunda Leitura: Ef 3,2-3a.5-6 | Evangelho: Mt 2, 1-12

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Celebramos neste domingo uma solenidade especial, a Epifania, isto é, manifestação de Jesus. Jesus, o menino recém-nascido recebe uma visita inesperada: guiados pela Estrela, eis que chegam até ele os magos do Oriente. Trouxeram presentes para o Rei que acabara de nascer. Quando uma criança nasce é normal que parentes e amigos a visitem e lhe ofereçam presentes, não é mesmo?! Fraldas, brinquedos, roupas e outros tantos suprimentos. Mas, como estamos falando do Filho de Deus, encontramos um ato diferente, verdadeira Manifestação, que acontece na simplicidade, na mesma pela qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo. 

Os magos, representantes de todos os povos da terra, são justamente aqueles que, ao encontrarem o verdadeiro Rei e Senhor, deixam para trás toda noção antiga e ultrapassada de poder. Ali, diante de seus olhos, encontra-se um rei que fará o seu reinado não pela espada, mas pelo amor; não pela guerra, mas pela conciliação; não pela justiça humana, mas pela misericórdia divina. 

O encontro destes representantes da humanidade com o Cristo nos leva a uma reflexão importante sobre os presentes que estamos oferecendo para os outros. Eles ofereceram ouro (realeza), incenso (usado no sacrifício a Deus) e a mirra (usada para embalsamar os mortos). Mas, tais presentes nos levam a pensar em seus significados. Em sua reflexão na Missa da Epifania de 2010, o Papa Emérito Bento XVI, nos explica a profundidade dos dons oferecidos pelos magos: “Sem dúvida, não são dons que correspondem às necessidades primárias ou quotidianas. Naquele momento, a Sagrada Família certamente teria tido mais necessidade de algo diferente do incenso e da mirra, e nem sequer o ouro podia ser-lhe imediatamente útil. Mas estes dons têm um profundo significado: são um ato de justiça. Com efeito, segundo a mentalidade em vigor nessa época no Oriente, representam o reconhecimento de uma pessoa como Deus e Rei: ou seja, são um ato de submissão. Querem dizer que a partir daquele momento os doadores pertencem ao soberano e reconhecem a sua autoridade.”

A nós cabem as perguntas: quais presentes estamos oferecendo aos nossos irmãos e irmãs? Estamos ofertando mais “coisas” materiais? Será que a nossa presença tem sido verdadeira “Epifania” para aqueles que convivem conosco? 

Que o Senhor nos ajude na vida e na caminhada, aumentando a nossa fé e nos dando o dom da perseverança!

Rezemos, com o Santo Padre, o Papa Francisco: Hoje é o domingo da Epifania do Senhor. Deus manifesta-se e deixa-se descobrir por todas as nações, representadas pelos três magos do Oriente. «Ao ver a estrela, os Magos sentiram imensa alegria. Ofereceram à criança ouro, incenso e mirra como presente» (Mt 2,10-11). Desde a carta aos jovens de João Paulo II, antes da JMJ em Colónia, que estes dons dos Magos nos acompanham como os mais belos presentes: o ouro da nossa liberdade, o incenso do nosso entusiasmo, a mirra do no nosso amor. Eis o guião para o nosso dia, os presentes que temos para dar! 

Deus os abençoe!

Paz e bem…

Luiz Fernando Miguel

loader-image
Guaratinguetá, BR
9:11 pm, dez 18, 2024
temperature icon 19°C
nuvens dispersas
Humidity 94 %
Pressure 1018 mb
Wind 1 mph
Wind Gust Wind Gust: 1 mph
Clouds Clouds: 45%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 5:11 am
Sunset Sunset: 6:43 pm

Mais destaques

Posts relacionados