A terra natal de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, Guaratinguetá (SP) já vive o clima de expectativa para a Festa de Frei Galvão 2025, que será realizada de 16 a 26 de outubro. O evento religioso e cultural promete ser a maior edição de sua história, com previsão de receber cerca de 100 mil fiéis e visitantes à cidade do Vale do Paraíba.
O lançamento oficial da festa foi nesta quinta-feira, 18 de setembro, no Espaço Multiuso, pertencente à Prefeitura Municipal da cidade, e reuniu representantes da Igreja, autoridades civis e políticas, veículos de imprensa, além de lideranças do município e do Santuário Frei Galvão. O anúncio trouxe detalhes sobre a programação, parcerias, bem como o tema “Com Frei Galvão, cultivemos a paz com toda a criação” e o lema “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos do Altíssimo”. O mote dialoga com a espiritualidade franciscana, marcada pela fraternidade universal, pelo cuidado com os mais pobres e pelo respeito à natureza, além de celebrar os 800 anos do Cântico das Criaturas, vivido neste Ano Jubilar.
Crescimento do público e novos investimentos
No ano passado, a celebração atraiu 60 mil pessoas. O crescimento expressivo da devoção impulsionou o Santuário de Frei Galvão a buscar apoio financeiro e institucional para garantir melhor infraestrutura.
O deputado estadual Danilo Ballas destinou recursos para a realização da festa, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi, especializado em grandes eventos culturais e religiosos. A Prefeitura de Guaratinguetá e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo também são parceiras deste grande evento.
“Nosso desejo é que a Festa de Frei Galvão ultrapasse as fronteiras da cidade e se consolide como um grande evento nacional, valorizando nossa fé e nossa cultura”, afirmou Frei Diego Atalino Melo, reitor do Santuário de Frei Galvão.
Programação religiosa e cultural
No evento de lançamento foi divulgado o hotsite da Festa, com toda a programação. A agenda da festa será intensa, além das Missas e novenas diárias, estão previstas: Procissão solene no dia 25 de outubro, quando a Igreja celebra liturgicamente Frei Galvão; shows e apresentações culturais, valorizando a música brasileira, religiosa e também artistas regionais; transmissões ao vivo pelas principais emissoras de inspiração católica, como a TV Aparecida e Rede Vida, ampliando o alcance do evento para todo o Brasil.
Além disso, nos dias de festa também haverá a distribuição das pílulas de Frei Galvão, sacramental já consolidado da devoção popular, que remete à caridade e poderosa intercessão do santo. As comemorações já iniciam na próxima semana, no Santuário Cristo Redentor no Rio de Janeiro. No dia 25 de setembro, haverá uma Missa para marcar 1 mês para o Dia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.
Um dos destaques de 2025 será o fortalecimento do caráter solidário da festa. A cada dia de programação os participantes serão animados a realizarem um gesto concreto, como arrecadação de alimentos, roupas e doações materiais.
Concluindo o evento de lançamento da Festa de Frei Galvão 2025, os organizadores manifestaram o desejo de testemunhar nestes dias de festa a devoção popular ao primeiro santo brasileiro. “A festa é da cidade de Guaratinguetá. A festa é do nosso santo, primeiro santo brasileiro. Então, quanto mais estivermos envolvidos, melhor e mais bonita esta festa ficará. O maior objetivo é divulgar o primeiro santo brasileiro”, afirmou Frei Diego.
Ao final do evento, os frades que compõem a fraternidade local deram a bênção aos presentes e, em seguida, a imprensa foi convidada para uma coletiva com os organizadores.
Texto: Érika Augusto / Fotos: Felipe Nogueira (Pascom Santuário Frei Galvão)